03/10/2009 | por

Sinduscon lança guia para a legalização de imóvel

A documentação de imóveis sempre deu dor de cabeça para os proprietários, desde a retirada da escritura até uma alteração na planta. Para facilitar a busca pela documentação correta, o SindusCon-SP lançou em setembro um guia prático para a legalização de empreendimentos imobiliários no Estado. O documento contém as orientações básicas para quem necessita legalizar… Ver artigo

Compartilhe

A documentação de imóveis sempre deu dor de cabeça para os proprietários, desde a retirada da escritura até uma alteração na planta. Para facilitar a busca pela documentação correta, o SindusCon-SP lançou em setembro um guia prático para a legalização de empreendimentos imobiliários no Estado. O documento contém as orientações básicas para quem necessita legalizar um empreendimento na cidade. O guia contou com a colaboração de técnicos das secretarias e autarquias municipais envolvidas na questão.

Segundo o coordenador da Área de Produção e Mercado do sindicato, Élcio Sígolo, “a intenção é trazer a informação que está por detrás do balcão da prefeitura para um ambiente de debate”. Ele agradeceu a colaboração dos técnicos da prefeitura: “Tudo isso foi possível porque nós fizemos (juntos)”, enfatizou.

O lançamento do guia aconteceu junto com a abertura do 2º Seminário “Legalização de Empreendimentos Imobiliários no Município de São Paulo”, que realizará nas próximas semanas, sempre às quartas-feiras, até 25 de novembro, no auditório do SindusCon-SP, encontros de técnicos da Prefeitura de São Paulo com funcionários das construtoras que lidam com a burocrática tarefa de legalizar os novos empreendimentos. Segundo Rodrigo Garcia, secretário especial de Modernização, Gestão e Desburocratização, embora ainda esteja longe do ideal, hoje já é possível aprovar via internet alguns alvarás, como o de funcionamento, para áreas de até 1.500 m².

“Dez subprefeituras já dispõem do sistema. A partir de outubro, as demais também farão as aprovações dessa forma”, disse Rodrigo Garcia. Ele revelou estar formando um grupo de trabalho, que será assessorado por uma consultoria internacional, para gerar até novembro soluções de agilização dos procedimentos. A partir de 2010, Garcia promete aprovar todos os pedidos de alvará de pequenas obras também via web.

Para o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, “o evento demonstra o interesse dos empresários em agilizar os processos”. “Vamos nos empenhar em montar processos mais completos, segundo as exigências da Prefeitura”, concluiu. O guia pode ser obtido em contato com o Sinduscon, pelo telefone (11) 3334-5600.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

48 COMENTÁRIOS

Páginas [5] 4 3 2 1 » Show All

  • Enviado por silvana jesus

    Em 3 de outubro de 2014

    Gostaria de saber mais sobre o guia para agregar pro meu conhecimento.
    Estarei esperando a resposta.

  • Enviado por Marcelo Cassar

    Em 1 de julho de 2014

    Olá,

    gostaria de receber o guia, ainda é possível?

  • Enviado por Alessandro Ribeiro

    Em 11 de janeiro de 2014

    Gostaria de receber o guia para legalização do Imóvel pelo meu e-mail. Obrigado.
    Att,
    Alessandro Ribeiro

  • Enviado por augusto

    Em 8 de outubro de 2013

    ola, me chamo augusto sou corretor de imoveis,moro em Ananindeua PA, gostaria muito de receber esse manual, iria ajudar bastante no meu trabalho.

  • Enviado por Filipe Yuri Barbosa

    Em 1 de outubro de 2013

    Meu pai tem iuma casaem terreno de posse, gostaria de saber se esse documento poderia me ajudar na legalização da casa. E quanto em média gastaria com nesse procedimento. Lembrando que a casa foi cobtruida sem um engenheiro ou arquiteto! Heje conheço alguns, eles poderiam fazer uma nova planta com base no já construido e adiantar o procedimento de legalização?

    Desde já agradeço.

  • Enviado por SOU PAULO E PRECISO LEGALIZAR MEU APARTAMENTO, SE PUDEREM ENVIEM O GUIA PARA MIM.

    Em 23 de setembro de 2013

    preciso do guia para tirar dúvidas.

  • Enviado por Priscilla

    Em 15 de agosto de 2013

    Gostaria muito de receber esse guia. Como faço?

  • Enviado por Antonio José de Castro

    Em 24 de junho de 2013

    Bom dia senhores,também sou corretor de imóveis em começo de carreira, também estou solicitando uma cópia deste guia. tenho certeza que será de grande valia para mim.Desde já agradeço pela atenção. Atenciosamente Antonio Castro.

Páginas [5] 4 3 2 1 » Show All

FAÇA SEU COMENTÁRIO

  1. + dois = 5