Blog Tecnisa - Mais construtora por m²

24 out | 06

Marketing Imobiliário

Por Reinaldo Garbin de Fazzio

Produto é tudo aquilo que a organização cria, testa, desenvolve, produz e comercializa com o objetivo de satisfazer o consumidor e com isso obter lucro, proporcionar qualidade como o cliente a define, significa compreender ambas as dimensões da qualidade: qualidade do produto e qualidade do serviço.

Na ação de marketing, o planejamento do produto recebe um tratamento especial e diferenciado. Tem como responsabilidade mapear o rumo mercadológico do produto como um todo. Bons produtos, ou seja, um imóvel com a combinação de uma boa localização, uma planta bem planejada e uma área de lazer que atenda às necessidades do perfil dos futuros moradores, associados ao bom atendimento produzem clientes satisfeitos. Um cliente satisfeito recomenda o produto ou serviço para cinco pessoas; porém um cliente insatisfeito fala mal do produto ou serviço para dez pessoas. E esta vida útil do produto que é traçada e gerenciada no planejamento de marketing.

O valor entregue ao consumidor é a diferença entre o valor total esperado e o custo total do consumidor. Valor total para o consumidor é o conjunto de benefícios esperados por determinado produto ou serviço. Custo total do consumidor é o conjunto de custos esperados na avaliação, obtenção e uso do produto ou serviço.

Planejar e estudar constantes mudanças do perfil do consumidor é uma das principais ações do executivo do setor, para aprimorar a atuação no mercado e, principalmente manter-se no negócio. O produto é o tópico e objetivo referente ao meio com a qual a organização traça relações comercias com o mercado. Pode ser um bem ou serviço, que atenda às necessidades de um público específico. Na construção civil, o produto é um bem de moradia ou um bem de trabalho. O bem de moradia está dividido em duas categorias: permanente e temporária.

Para Kotler (1998) serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não estar vinculada ao produto físico.

A categoria permanente, o produto imobiliário refere-se a residência horizontal (casa) ou vertical (apartamento). ÿ importante distinguir claramente a categoria do produto para poder planejar. A categoria de um produto tem relação direta com a finalidade do uso.

Uma organização atuante no mercado imobiliário pode ter um ou vários produtos. Para cada produto é necessário um plano de marketing específico e individual, porque a natureza da operação e o objetivo de mercado são distintos.

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Compartilhe
com seus amigos
Outras opções
de compartilhamento

Reinaldo Garbin de Fazzio

Fique ligado em tudo o que acontece nesse post. Clique aqui

Fechar

Páginas: [1] 2 3 4 5 »

  • Enviado por campestrini

    Em 24 de outubro de 2006

    Gostei muito do aritgo. Pararbens !!!

  • Enviado por Joice Trindade

    Em 24 de outubro de 2006

    Olá!

    Gostaria de manifestar a minha felicidade em ter tido retorno do Denilson ao entrar em contato com ele, pedindo que ele respondesse uma pesquisa sobre blogs para mim. Com certeza as respostas dele serão muito úteis para o meu trabalho de conclusão que tem como tema “a influência dos blogs no processo de comunicação organizacional”.

    A tecnisa realmente consegue manter uma verdadeira interatividade e diálogo com as pessoas que acessam o blog da empresa.

    Vocês estão de parabéns.

  • Enviado por Álvaro Monteiro, PhD

    Em 3 de novembro de 2006

    Acrescento ao artigo MARKETING IMOBILIÁRIO de Reinaldo Fazzio o seguinte:

    ” No complexo de marketing imobiliário precisamos de cinco pontos básicos para que uma venda seja bem sucedida, e o mais importante, para que o comprador fique satisfeito:

    ? ter um excelente produto ? localização, conceito arquitectónico, qualidade de construção, a relação produto/preço e a imagem do produto.
    ? contar com excelente exposição do produto no ponto de venda ? écran de projecção a 3D, simulações de decoração, vídeos do produto, etc.
    ? disponibilizar uma equipa de vendas relacional adequadamente treinada para o tipo de produto e comprador-alvo;
    ? uma comunicação eficiente e oportuna antes e depois da visita do comprador-alvo ? folhetos de qualidade, cd´s demonstrativos, material promocional do produto.
    ? Um serviço imobiliário distintivo antes e depois da venda imobiliária.

    Pensamento Estratégico ? Reengenharia no Marketing Imobiliário

    ? ÿ o momento ideal para iniciar uma promoção imobiliária ? um novo empreendimento?
    ? A procura está disposta a comprar a ideia, mais tarde o conceito?
    ? Iremos ter procura para a utilização concreta?
    ? Iremos ter espaço suficiente no mercado para um posicionamento e poder competir com êxito?
    ? Seremos capazes de gerar uma procura específica ou de retirar essa procura aos concorrentes?

    Atitudes do Marketing para a Actividade Imobiliária

    O desenvolvimento de um marketing para a actividade imobiliária implica por parte dos diversos agentes económicos a operar no mercado de bens imobiliários, a adopção do pensamento que está na base do comportamento do marketing:

    ? o bem-estar social não depende em definitivo das intenções altruístas, resultando mais da conjectura, através da troca voluntária e concorrencial, dos possíveis interesses dos produtores e compradores.

    Abraços e bençãos

    Alvaro Monteiro, PhD
    Professor Associado – Univ. Aut. Lisboa
    http://profam.no.sapo.pt
    Autor dos livros NEGÿCIO IMOBILIÁRIO e DOMÍNIO DA VENDA IMOBILIÁRIA – http://www.vislis.com

  • Enviado por Maria Rita Cruz Santos

    Em 26 de abril de 2007

    Gostaria de receber toda enform

  • Enviado por Odinovaldo S.A.Bueno

    Em 10 de maio de 2007

    Como navegante principiante, estava procurando uma construtora que tivesse algum interesse numa parceria para construir no interior um condom

  • Enviado por Roberta Gon

    Em 14 de junho de 2007

    Ola! gostaria de saber se ha um curso com a abordagem do artigo acima (Mark. Imobili

  • Enviado por belediana

    Em 16 de junho de 2007

    ola tudo bem !!
    presiso que vc defina forma clara os objetivos q vc pretende atingir,

  • Enviado por Murilo de Menezes Lyra Netto

    Em 13 de julho de 2007

    Adorei tudo . sou corretor de imoveis em PE creci 6738 , tenho o prazer de poder servi los mmln30@yahoo.com.br

  • Enviado por Escrit

    Em 20 de julho de 2007

    S

  • Enviado por Juliano

    Em 23 de julho de 2007

    Ol

Páginas: [1] 2 3 4 5 »

  1. *
    To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
    Anti-spam image

Receba as atualizações desse post.
Escolha uma das opções abaixo:

celular

Cadastre seu número de celular e receba grátis um alerta a cada novo comentário inserido neste post

Para descadastrar seu celular clique aqui

e-mail

Cadastre seu e-mail e receba um alerta a cada novo comentário inserido neste post

Para descadastrar seu e-mail clique aqui

RSS

Assine o RSS e receba grátis um alerta a cada novo comentário feito nesse post.

assine

fechar