06/06/2008 | por

Lucro na venda de imóvel: contribuinte pode ser isento do imposto

Numa operação de compra e venda de imóvel, o vendedor é obrigado a recolher 15% do lucro a título de imposto sobre o ganho de capital. O vencimento do pagamento ocorre no último dia útil do mês seguinte ao da venda. Entretanto, há quatro situações nas quais o contribuinte é isento do pagamento, e convém… Ver artigo

Compartilhe

Numa operação de compra e venda de imóvel, o vendedor é obrigado a recolher 15% do lucro a título de imposto sobre o ganho de capital. O vencimento do pagamento ocorre no último dia útil do mês seguinte ao da venda. Entretanto, há quatro situações nas quais o contribuinte é isento do pagamento, e convém ficar atento tanto para evitar futuros problemas com o Fisco quanto para não perder dinheiro.

As quatro situações são as seguintes:

1) Venda do único imóvel por um valor de até R$ 440 mil, desde que o contribuinte não tenha feito outra venda de imóvel nos últimos cinco anos

2) Venda de imóvel por até R$ 35 mil por mês (o valor é considerado baixo)

3) Venda de imóvel adquirido até 1969

4) Venda de imóvel residencial quando todo o produto da venda é usado na compra de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias.

É considerado lucro a diferença positiva entre o valor de venda e o custo de aquisição (valor pelo qual o imóvel vem sendo declarado em reais desde 1996 ou, no caso de imóvel adquirido a partir daquele ano, o valor pago pelo bem, sem nenhuma atualização). As informações são do jornal O Estado de S.Paulo. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

103 COMENTÁRIOS

Páginas [11] 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 » Show All

  • Enviado por Sidney Silva Oliveira

    Em 8 de outubro de 2014

    Resolvi vender o meu imóvel para comprar um outro imóvel de maior valor. Ocorre que achei um imóvel e ainda não consegui vender o meu imóvel. Para não perder este negócio estou pensando em financiar, depois ao vender o meu apartamento pago este financiamento. Pergunta: consigo ficar isento de não pagar o IR? O que deve fazer?

  • Enviado por Adão Noel

    Em 17 de agosto de 2014

    Gostaria de saber se eu vender um aparteamento no valor de R§ 100.000,00 ,não pretendo comprar nenhum imovel no momento, a pergunta é a seguinte se aplicar em alguns fundos de investimentos ou mesma previdencia irei pagar imposto sobre esse valor??

  • Enviado por Darcy A. Badaró

    Em 28 de junho de 2014

    Prezados Senhores;

    Comprei um apartamento na planta em 03/2011 e irei recebê-lo em 07/2014. Gostaria de saber se posso utilizar o produto da venda de um apartamento meu em junho/2014 para quitar o saldo devedor do imóvel comprado na planta sem pagar o imposto de renda?

    Grato.

    Badaró

Páginas [11] 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 » Show All

FAÇA SEU COMENTÁRIO

  1. + oito = 17