Blog Tecnisa - Mais construtora por m²

03 jul | 07

Fuja dos fiadores profissionais

Por Carlos Alberto Julio Junior

Diante da dificuldade em conseguir um fiador para fechar o contrato de aluguel, futuros inquilinos têm recorrido a uma prática cada vez mais comum: o fiador de aluguel. Mediante o pagamento de um valor determinado ? um ou dois meses de aluguel ? essa pessoa se oferece para fornecer as garantias exigidas para que o negócio seja fechado. Entretanto, essa prática pode causar problemas tanto para o inquilino quanto para o locador do imóvel.

Muitas vezes o fiador ?profissional? apresenta documentos e garantias falsos, informando bens inexistentes. Caso o inquilino deixe de pagar o aluguel o golpe acaba sendo descoberto, e ele poderá responder criminalmente pelo golpe. Outro aspecto do golpe é a utilização de um imóvel como garantia para diversos contratos de locação diferentes.

Para evitar esses falsos fiadores, locador e locatário podem seguir algumas regras:

- Procure oferecer (ou exigir) como garantias quantias em dinheiro, automóveis ou mesmo seguros ? há empresas que já oferecem essa modalidade de apólice.
- Antes de contratar ou aceitar o fiador, faça uma pesquisa do seu CPF em órgãos de proteção ao crédito como SPC, Serasa e Telecheque
- Solicite a(s) matrícula(s) do(s) imóvel(eis) oferecido(s) pelo fiador como garantia e verifique a situação de cada um nos cartórios da cidade
- Exija sempre os originais dos documentos fornecidos pelo possível fiador, para evitar cópias com autenticação falsa
- A utilização de uma administradora de imóveis como intermediária no negócio pode ser uma garantia de recebimento do dinheiro a mais no caso de problemas futuros com o inquilino
- Faça uma consulta no site do Tribunal de Justiça do Estado (www.tj.sp.gov.br) e verifique se o futuro fiador tem algum processo pendente em seu nome

O jornal O Povo realizou uma matéria sobre o tema há algumas semanas; para mais informações, acesse o site da publicação.http://www.opovo.com.br/resultadoPesquisa.html?cx=partner-pub-1425017945792650%3Ap7tbg9-hyos&cof=FORID%3A9&ie=ISO-8859-1&q=tecnisa+2.0&sa=Buscar

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Compartilhe
com seus amigos
Outras opções
de compartilhamento

Carlos Alberto Julio Junior

Fique ligado em tudo o que acontece nesse post. Clique aqui

Fechar

Páginas: [1] 2 3 »

  • Enviado por Valeria

    Em 9 de agosto de 2007

    Isso ocorre pela dificuldade imposta pelas imobiliarias para o aluguel de imoveis. Pessoas simples, mesmo que honestas, na maioria das vezes nao possuem uma pessoa proxima que possua imovel proprio (principalmente quitado e com escritura). Onde essas pessoas devem morar, j

  • Enviado por mayara

    Em 10 de março de 2008

    Nossa, isso acontece mesmoo, se alguem quiser ser meo fiador

  • Enviado por Denilson

    Em 5 de maio de 2008

    Considero Imobili

  • Enviado por julia nogueira

    Em 2 de setembro de 2008

    Concordo com todos acima. Pessoas honestas querem alugar e não têm como, mesmo tendo renda compatível. Vamos usar os fiadores profissionais, sim! Quem quer pagar seguro-fiança todo ano?

  • Enviado por Rui Rocha

    Em 4 de setembro de 2008

    Por favor, urgentemente, se alguém pode indicar-me um fiador correto que possa auxiliar-me neste momento, eu agradeço. Muita burocracia para locar um imovel. Jesus salva. Abraço a todos.

    RR

  • Enviado por alex

    Em 3 de agosto de 2010

    imobiliaria so burograsia ninguem merece

  • Enviado por Gabriella

    Em 25 de setembro de 2010

    Oras…..as imobiliária dificultam muito o aluguel…

    Nós sabemos que, em ações civeis, dificilmente o fiador é obrigado a se responsabilizar pelo aluguel não pago…
    Não sei por qual motivo as imobiliárias ainda fazem isso….

    Seria mais fácil pedir pequenas garantias, se tanta buroracia…

    Sou a favor do fiador profissional e dos documentos supostamente falsos, até as imobiliárias criarem a consciencia de que as pessoas precisam morar!

  • Enviado por Bruno

    Em 14 de outubro de 2010

    Esse é o nosso Brasil. A culpa é do bando de inadimplentes existentes e não das imobiliarias!!! E você dona Gabriela , deveria ter vergonha do que declarou acima:

    “Sou a favor do fiador profissional e dos documentos supostamente falsos, até as imobiliárias criarem a consciencia de que as pessoas precisam morar!”

    Deprimente.

  • Enviado por Ney Carlos

    Em 27 de outubro de 2010

    Gabriela, estou com vc a favor dos fiadores proficionais SIM
    vergonhoso pq se estamos procurando alugar um lugar como vamos da garantias de q temos um imovel quitado ou arrumar pessoas para serem nossos fiadores,

    As imobiliarias tem mais q se FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF.

  • Enviado por angel

    Em 18 de agosto de 2011

    sou a favor do fiador profissional !!
    fui alugar uma casa no valor de R$450,00 TENHO NOME LIMPO E RENDA 3 VEZES A MAIS QUE O ALUGUEL I NÃO CONSEGUI ENTÃO CONTRATEI UM FIADOR PROFISSIONAL VOU AMANHÃ NA IMOBILIARIA FECHAR CONTRATO VIU QUIS SER ONESTA E NÃO FUNCIONOU ENTÃO COMPREI UM FIADOR NO CENTRO DO RJ E PRONTO. CONSEGUI…

Páginas: [1] 2 3 »

  1. *
    To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
    Anti-spam image

Receba as atualizações desse post.
Escolha uma das opções abaixo:

celular

Cadastre seu número de celular e receba grátis um alerta a cada novo comentário inserido neste post

Para descadastrar seu celular clique aqui

e-mail

Cadastre seu e-mail e receba um alerta a cada novo comentário inserido neste post

Para descadastrar seu e-mail clique aqui

RSS

Assine o RSS e receba grátis um alerta a cada novo comentário feito nesse post.

assine

fechar