Dica de leitura: Livro Empresas Proativas - Como antecipar mudanças no mercado
Sua empresa é proativa? Ou ela apenas responde aos movimentos do mercado? Por que a maioria dos planos estratégicos limita-se a ajustar a empresa às condições do ambiente? De que forma os gestores podem atuar para antecipar a mudança? Se essas perguntas o intrigam, então este livro tem algo a lhe dizer. Resultado de cinco anos de pesquisa a partir da análise do comportamento estratégico de mais de 250 empresas de diversos setores, a abordagem da proatividade de mercado desenvolvida pelos professores Leonardo Araújo e Rogério Gava busca justamente auxiliar os executivos a superarem as amarras da realidade.
O livro traz depoimentos de vários CEOs de empresas bem-sucedidas, mostrando a visão desses líderes sobre a proatividade de mercado e sua importância no cenário dos negócios. Casos de sucesso em proatividade de mercado de empresas como Fiat Automóveis, Whirpool, Pepsico, Tetra Pak, Localiza Rent a Car, IBM e claro, TECNISA, completam essa perspectiva prática. Esses exemplos vivos ajudam o leitor a compreender como tais empresas anteciparam a mudança no mercado, ilustrando as ações e decisões que nortearam sua estratégia proativa.
A matriz dos quatro tipos de empresas - aflitas, ajustadas, atentas e ativadoras - expõe as diferentes orientações que podem ser assumidas diante da mudança de mercado. O livro é instigante e desafia os gestores que querem ir além da simples resposta às demandas dos clientes e aos movimentos da concorrência.
Sobre os autores:
LEONARDO ARAÚJO é professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral. Mestre em Administração (PUCMINAS). Professor de Marketing no MBA-FDC e em programas de desenvolvimento de executivos. Palestrante nos temas Estratégia Proativa de mercado, Marketing e Inovação Proativa.
ROGÉRIO GAVA é professor e pesquisador associado da Fundação Dom Cabral. Doutor em Administração (UFRGS-RS). Consultor em Estratégia e Marketing. Atua como professor convidado em cursos de pós-graduação e em programas de MBA.
O livro é editado pelas Editoras Elsevier e Campus com apoio institucional da FDC - Fundação Dom Cabral. ISBN 978-85-352-4569-1.
Saiba mais e encontre como comprar pelo site
www.proatividademercado.com.br