28/08/2009 | por

Decoração feita em casa

Tudo o que é feito à mão anda mais do que valorizado no mercado de decoração. As mostras realizadas durante o mês de agosto, em São Paulo, deram uma boa amostragem dessa tendência. Viu-se um pouco de tudo na Craft Design e na Paralela Gift. De almofadas bordadas à mão por artesãs do interior paulista… Ver artigo

Compartilhe

manus

Tudo o que é feito à mão anda mais do que valorizado no mercado de decoração. As mostras realizadas durante o mês de agosto, em São Paulo, deram uma boa amostragem dessa tendência. Viu-se um pouco de tudo na Craft Design e na Paralela Gift. De almofadas bordadas à mão por artesãs do interior paulista a móveis com estofados revestidos com mantas de tricô. O Estúdio Manus , um dos mais festejados pelo design e pelo tom vanguardista das peças decorativas, estreou uma linha de móveis incrementada com estofados de tricô assinados pela estilista Alice Capela. A banqueta da foto acima é uma delas.

O crochê também anda em alta. A Zizi Maria (http://zizimaria.com.br/) levou para a Craft Design uma coleção inteira de novas almofadas feitas com os pontos que nossas avós adoravam trabalhar.

O desejo de ter ou criar objetos com as próprias mãos anda tão evidente que a grife A de Aurélia  se uniu às moças da Mercatto Casa para criar uma nova marca: Armarinho Jolie . Sim, um armarinho como os de antigamente, que comercializa kits para criar quadrinhos, panos de prato e outras fofuras bordadas pelas mãozinhas prendadas que estiverem dispostas a investir nesse resgate a hábitos do passado.

Reciclados também entram na categoria do “feito à mão”. E também marcaram presença maciça nas mostras de decoração paulistanas. A designer Laila Assef  trouxe de Trancoso luminárias feitas a partir de garrafas Pet. As artesãs da Oficina de Artes Boracea  criaram peças lindas, como uma árvore com flores confeccionadas com jornal reciclado. A grife Finamore exibiu com orgulho garrafões de bebidas ornamentados com silks floridos. E teve muito mais.

Por isso, se você tem algum talento para handmades, a hora de começar a colocá-lo em prática é agora. Borde, pinte, tricote, cole, recorte, invente suas próprias modas em casa. Porque essa onda, parece, deve ficar nas paradas de sucesso decorativas por muito tempo.

Chris Campos é jornalista e escritora, criadora do site Casa da Chris  e autora dos livros “Casa da Chris” (Editora Record), “Assim te Conquistei” (Versar) e “Almanaque das Festas Instantâneas (Memória Visual)

7 COMENTÁRIOS

  • Enviado por cassia callegari

    Em 21 de junho de 2014

    Também fui até lá e fiquei impressionada. O material é muito bom mesmo, para ter uma idéia, quando cheguei a placa de hardboard estava imersa num pote grande de vidro com água e ficou lá umas duas horas enquanto estive na loja e estava intacta quando fui embora, não inchou. Pesquisei no reclame aqui e outros sites de denuncias e reclamações, pois sou extremamente desconfiada, e não existe nada contra a empresa. É inacreditável, mas é verdade. Eles tem contrato social aberto desde 1996.

  • Enviado por gloria

    Em 18 de dezembro de 2012

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Enviado por Heric Filho

    Em 11 de julho de 2012

    Graças a Deus eu acreditei e me dei muito bem. É tudo isso que a Karina disse e muito mais.

  • Enviado por Marcelo

    Em 28 de janeiro de 2011

    Alguém acreditou mesmo no testemunho acima?

  • Enviado por Karina Castelo Branco

    Em 26 de outubro de 2010

    Os grandes problemas que há anos vem causando transtornos às consumidoras e fabricantes de móveis planejados, são a umidade e os cupins. É praticamente impossível não molhar os gabinetes da cozinha, banheiro e lavanderia; e no litoral a umidade está no ar. Se a dona de casa ou a emprega doméstica for como minha, que está sempre limpado os móveis com produtos líquidos, o problema é maior ainda, os móveis logo logo incham. O chato é que não dá para ficar trocando os móveis todo ano, e aí, a gente fica com os móveis feios por um bom tempo e não adianta reclamar, porque niguém da garantia contra umidade. Os cupins, que são o outro problemão, é uma praga em todo sentido da palavra, comem tudo e a gente só descobre quando já comeram muito. Mas graças aos céus, nem tudo está perdido; uma amiga, que mora em Roma, me deu uma dica que é a salvação; olha que coisa engraçada, ela ficou sabendo lá na Itália. Aqui no Brasil tem uma empresa que fabrica móveis planejados com um material super resistente. Entrei no site deles e marquei uma visita ( eles só atendem com hora marcada ). Marquei para um sabado e fui com o meu marido conferir; fiquei encantada, os móveis são lindos, são fabricados com um material chamado hardboard mp, que só eles usam aqui no Brasil e cobrem com revestimento de Formica duplo. Esse material tem tripla proteção contra umidade, cupins e bactérias, lá eles tem um aquário feito com esse material e tem até um bambu da sorte na água. Sabe o que é mais sensacional ?. É que quando a gente faz a encomenda dos móveis, não precisa dar nenhum sinal e não precisa assinar nenhum documento de crédito, só a palavra da gente já é suficiente. O meu marido que é advogado, achou isso fantástico, e olha, que eles fazem isso há cinquenta anos. Eles tem uns arquitetos jovens e bonitões que atendem a gente com uma atenção toda vip. O chefe da equipe, um senhor de uns sessenta anos é professor de arquitetura que tem mania de joías e de colecionar elefantes, tem uns trocentos no escritório da fábrica.
    Amigas, eu recomendo e acho que algum programa de televisão ou revista deveria fazer uma reportagem sôbre essa fábrica , porque se a minha amiga não tivesse visto a propaganda deles lá na Itália eu não ia ficar sabendo.
    O site deles é http://www.moveisplanejados.com .

  • Enviado por Decoração feita em casa «

    Em 15 de abril de 2010

    [...] Fonte: http://www.blogtecnisa.com.br/lar/decoracao-feita-em-casa/ [...]

  • Enviado por Twitter Trackbacks for O primeiro blog corporativo do Mercado Imobiliário » Arquivo » Decoração feita em casa [blogtecnisa.com.br] on Topsy.com

    Em 29 de agosto de 2009

    [...] O primeiro blog corporativo do Mercado Imobiliário » Arquivo » Decoração feita em casa http://www.blogtecnisa.com.br/lar/decoracao-feita-em-casa/?utm_source=Twitter – view page – cached #RSS 2.0 RSS .92 Atom 0.3 O primeiro blog corporativo do Mercado Imobiliário » Decoração feita em casa Feed de comentários O primeiro blog corporativo do Mercado Imobiliário Mais transparência empresarial por m² Informações relevantes sobre o empreendimento Viverde situado a Av. — From the page [...]

FAÇA SEU COMENTÁRIO

  1. + um = 4