Blog Tecnisa - Mais construtora por m²

09 set | 11

Casa dos horrores

Por Chris Campos

Outro dia estava assistindo a um daqueles comerciais sobre produtos “indispensáveis” para o lar. Acho que não é necessário citar marcas nesse texto, já que, a essa altura do campeonato, as tais propagandas estão grudadas no nosso inconsciente como mensagens subliminares… Fiquei atenta à oferta do dia: um equipamento monstruoso, similar a uma roda gigante, para guardar sapatos. Não vamos discutir a praticidade do negócio: sei lá quantos sapatos guardados de uma só vez e disponíveis ao toque de um botão que aciona o equipamento. Fiquei pensando em qual canto da casa a pessoa poderia esconder aquele trambolho. Debaixo da cama não cabe. Atrás da porta também não. Dentro do armário, talvez? Aí seria melhor usar logo o espaço para os próprios calçados, não? Sim, porque deixar o produto à vista dos olhos seria algo assim… não tão bom de se ver cotidianamente.

Em seguida, já absorvida por aquele marketing agressivo, com repetições sobre as qualidades e o preço do produto a cada cinco segundos, me lembrei de similares vendidos no mesmo canal de tevê. Centrífugas capazes de transformar em líquido até sola de sapato, mangueiras de jardim retráteis, grills milagrosos, capazes de preparar um bife em 15 segundos. E aí me veio a cabeça a eficiência do simples. Espremedores de frutas manuais, feitos de louça branca, uma boa frigideira com antiaderente, sapateiras feitas de madeira, com prateleiras fáceis de limpar e que possibilitam uma excelente visualização das peças ali guardadas. Conclusão da história: sucumbir ao impulso de consumo sem pensar pode transformar sua casa em um filme de terror, com peças que, fatidicamente, terminarão esquecidas em um canto enquanto voltamos tranquilamente aos básicos de sempre. Não seria melhor resistir então?

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Compartilhe
com seus amigos
Outras opções
de compartilhamento
Chris Campos

Chris Campos

Chris Campos é jornalista e escritora, criadora do site Casa da Chris (http://casadachris.uol.com.br/blog/) e autora dos livros "Casa da Chris" (Editora Record), "Assim te Conquistei" (Versar) e "Almanaque das Festas Instantâneas (Memória Visual)

Fique ligado em tudo o que acontece nesse post. Clique aqui

Fechar
  • Enviado por Patrícia

    Em 19 de setembro de 2011

    Interessante ler sua abordagem sobre esse assunto. Ainda mais depois de assistir um vídeo chamado “Story of stuff” (youtube) que fala sobre o sistema de extração de matéria prima/produção/distribuição/consumo e descarte dos bens de consumo e como somos estimulados a comprar “coisas” por estarem na moda e descartá-los tão logo apareçam outras coisas que sejam mais modernos ou “da moda” para poder manter esse sistema funcionando e gerando muito $$$$$$ para as grandes corporações. Tem até um exemplo falando de sapatos…

  1. *
    To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
    Anti-spam image

Receba as atualizações desse post.
Escolha uma das opções abaixo:

celular

Cadastre seu número de celular e receba grátis um alerta a cada novo comentário inserido neste post

Para descadastrar seu celular clique aqui

e-mail

Cadastre seu e-mail e receba um alerta a cada novo comentário inserido neste post

Para descadastrar seu e-mail clique aqui

RSS

Assine o RSS e receba grátis um alerta a cada novo comentário feito nesse post.

assine

fechar