25/03/2010 | por

Árvores para calçadas

Nesta época de chuvas e temporais, não é raro encontrar árvores derrubadas pelas ruas da cidade. Mas o que faz com que estes exemplares, quase centenários, não suportem os ventos fortes? A primeira possível causa é a falta de manutenção. Muitas das árvores espalhadas pela cidade estão infestadas de cupins, brocas e outras doenças que… Ver artigo

Compartilhe

arvores
Nesta época de chuvas e temporais, não é raro encontrar árvores derrubadas pelas ruas da cidade. Mas o que faz com que estes exemplares, quase centenários, não suportem os ventos fortes? A primeira possível causa é a falta de manutenção. Muitas das árvores espalhadas pela cidade estão infestadas de cupins, brocas e outras doenças que poderiam ser controladas com um acompanhamento sistemático. Podas excessivas e malfeitas também aumentam a incidência de fungos. Você já deve ter visto árvores com copas superpodadas de um só lado – geralmente o da fiação elétrica -, ou ainda com as raízes expostas quebrando parte da calçada. Em todos estes casos, o problema é o mesmo: a escolha errada da espécie.

A arquiteta paisagista Fany Galender explica que é importante escolher a árvore a partir do porte e das características que ela assume quando adulta. Evite plantar em calçadas muito estreitas ou sob fiação. E lembre-se: mesmo que a muda seja pequena, o tamanho mínimo aceitável de uma cova é 80 x 80 x 80 cm. Entre as espécies nativas de médio porte, que atingem de 10 a 20 m de altura, você pode usar alguns tipos de ipê e cássia. Já entre as de grande porte, de 20 a 30 m de altura, há a sibipiruna e o pau-ferro. Se você nunca plantou uma árvore, a hora é essa. Nas fotos, deixo algumas sugestões de espécies que atingem, no máximo, 7 m de altura: cássia-africana, pata-de-vaca, ipê-branco e flamboianzinho.

2 COMENTÁRIOS

  • Enviado por Lupercio João

    Em 4 de maio de 2013

    Entrei neste blog para ver se havia novidades em relação às especies mais adequadas ao plantio em Calçadas. Além das caracteristicas da espécie temos que considerar o clima dolocal.
    dentre as especies encontradas em nossa mata Atlantica qual espécie já foi adaptada para chegara altura max de 6(seis) mts e copa regular raizes tipo de palmeiras(compactas e profundas). A “massa” foliar é tbém importante para favorecer a troca de CO²?

  • Enviado por LUIZ CARLOS MENDES

    Em 4 de agosto de 2010

    É MUITO SUGESTIVO TODAS AS IMAGENS E PRETENDENDO FAZER PARTE DA AMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICIPIO DE CAMPO LIMPO DE GOIAS-GOIÁS,ONDE GOSTARIA QUE REMETESSEM FOTOS E OBSERVAÇÕES DESSE GENERO AOS ADMINISTRADORES ATUAIS.
    COM ENDEREÇO A PREFEITURA MUNCIPAL DE CAMPO LIMPO DE GOIÁS-GOIÁS A/C VALTER GONÇALVES.
    ABRAÇOS.LUIZ.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

  1. 1 + cinco =