Blog Tecnisa - Mais construtora por m²

20 mar | 07

Aluguel: locador é último responsável por IPTU

Por Carlos Alberto Julio Junior

Uma dúvida comum de quem mora em regime de aluguel recai sobre quem deve pagar o IPTU do imóvel: o locatário ou o locador. Para esclarecer a questão, o blog conversou com Bruno Dalarossa Amatuzzi, especialista em Direito Imobiliário do escritório Pinheiro Neto Advogados. Leia a entrevista abaixo:

Blog- No caso de aluguel, quem deve pagar o imposto do imóvel?
Bruno Dalarossa Amatuzzi – O responsável pelo pagamento do IPTU é primariamente o proprietário do imóvel. No entanto, no caso de o imóvel ser locado, o proprietário, agora como locador, e o locatário podem estabelecer uma forma diversa no respectivo contrato de locação ? ou seja, transferir contratualmente essa obrigação de pagamento ao locatário. Isto, porém, não muda o fato de que o contribuinte do IPTU, perante o Fisco, continuará sendo o proprietário do imóvel, como definido na legislação.

Blog – Qual é a legislação que rege o assunto e o que ela diz?
Amatuzzi – O assunto é tratado pela Lei nº 8245/91 (ou Lei do Inquilinato), que diz, em seu artigo 22, inciso VIII, que o locador (proprietário do imóvel) é obrigado a pagar impostos e taxas que venham a incidir sobre o mesmo (estando aí incluído o IPTU), salvo se de outra forma for estabelecido em contrato. O Código Tributário Nacional, por sua vez, determina no artigo 34 que a responsabilidade do pagamento do imposto é do proprietário do imóvel, do titular de seu domínio útil (ou seja, quem o adquiriu em condições bem específicas) ou possuidor a qualquer título (p.ex., aquele que já faz uso do imóvel há muitos anos sem oposição do proprietário e, portanto, já teria direito à ação por usucapião).

Blog ? O que acontece se, com a responsabilidade pelo pagamento do IPTU transferida em contrato ao locatário, este não efetuar a quitação do imposto?
Amatuzzi ? Como já dito, a Lei do Inquilinato possibilita que as partes transacionem para fazer constar do contrato a obrigação do pagamento do IPTU pelo locatário. No entanto, é preciso cuidado nesta questão, pois na eventual hipótese de inadimplemento do pagamento do IPTU pelo locatário perante a Prefeitura Municipal, o acionado para pagamento da dívida será o proprietário e não o locatário. Nesta hipótese, o proprietário deverá arcar com o débito e posteriormente ingressar com uma ação contra o locatário para cobrar os valores que ele assumiu pagar no contrato de locação. Isto porque o Código Tributário Nacional estabelece, em seu artigo 123, que eventual acordo entre as partes quanto à responsabilidade pelo pagamento de determinado tributo não altera a condição de contribuinte perante o fisco.

Blog ? O inquilino tem alguma base legal para exigir que tal cláusula não conste do contrato ou isso depende da negociação?
Amatuzzi ? Tendo em vista que a lei possibilita que as partes negociem livremente sobre a obrigação de pagamento do IPTU, a única alternativa para exclusão desta cláusula do contrato é através da negociação com o locador. Porém, sabe-se que é praxe do mercado transferir contratualmente a obrigação de pagamento do IPTU ao locatário, razão pela qual ele pode ter dificuldades em se eximir dessa responsabilidade.

Blog ? Este ano, imóveis com valor venal de até R$ 61.240,11 são isentos de IPTU. Isso também vale para imóveis alugados?
Amatuzzi ? A isenção do pagamento do IPTU nesta hipótese é sobre o imóvel, ou seja, será aplicável em todas as hipóteses, esteja o imóvel alugado ou não.

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Compartilhe
com seus amigos
Outras opções
de compartilhamento

Carlos Alberto Julio Junior

Fique ligado em tudo o que acontece nesse post. Clique aqui

Fechar

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 »

  • Enviado por Salvador

    Em 17 de abril de 2007

    Este assunto

  • Enviado por Laura

    Em 31 de julho de 2007

    No meu contrato de aluguel a responsabilidade

  • Enviado por Carlos Junior

    Em 1 de agosto de 2007

    Laura,

    O pagamento do IPTU a princ

  • Enviado por Isabelle

    Em 23 de agosto de 2007

    Gostaria de saber se no caso do propriet

  • Enviado por Adriana

    Em 18 de setembro de 2007

    Aluguei um im

  • Enviado por Carlos Alberto Julio Junior

    Em 26 de setembro de 2007

    Oi Adriana,

    Fica dif

  • Enviado por Marcelo F. Silva

    Em 5 de outubro de 2007

    A imobili

  • Enviado por Heloisa

    Em 26 de outubro de 2007

    GOSTARIA DE SABER COMO DEVO PROCEDER…
    SOU LOCADORA NO MEU CONTRATO DE LOCA

  • Enviado por Cl

    Em 30 de outubro de 2007

    Heloisa,

    Conforme informado, o IPTU passou a ser de responsabilidade sua apartir da aceita

  • Enviado por Joao Ribeiro

    Em 31 de outubro de 2007

    minha duvida:

    Num terreno estao construidos 3 imoveis, totalmente independentes, e cada imovel possui seu IPTU. Gostaria de saber qual criterio foi utilizado para a emissao desses IPTUs, uma vez q o terreno possui uma unica escritura e um unico proprietario?

    grato

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 »

  1. *
    To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
    Anti-spam image

Receba as atualizações desse post.
Escolha uma das opções abaixo:

celular

Cadastre seu número de celular e receba grátis um alerta a cada novo comentário inserido neste post

Para descadastrar seu celular clique aqui

e-mail

Cadastre seu e-mail e receba um alerta a cada novo comentário inserido neste post

Para descadastrar seu e-mail clique aqui

RSS

Assine o RSS e receba grátis um alerta a cada novo comentário feito nesse post.

assine

fechar